2 de outubro de 2012

Resenha: O Hobbit



Título/Título Original: O Hobbit (The Hobbit)
Editora: Martins Fontes
Autor: JRR Tolkien
ISBN: 85-336-0881-0
Ano de Lançamento: 1937
Ano da Edição: 1998
Número de páginas: 320
Sinopse: Bilbo Bolseiro é um hobbit que leva uma vida confortável e sem ambições, raramente aventurando-se para além de sua despensa ou sua adega. Mas seu contentamento é perturbado quando Gandalf, o mago, e uma companhia de anões batem em sua porta e levam-no para uma expedição. Eles têm um plano para roubar o tesouro guardado por Smaug, o magnífico  um grande e perigoso dragão. Bilbo reluta muito em participar da aventura, mas acaba surpreendendo até a si mesmo com sua esperteza e sua habilidade como ladrão!
O livro de Tolkien como a própria sinopse descreve, conta a história de Bilbo Bolseiro (sim, aquele mesmo, tio de Frodo Bolseiro, protagonista na trilogia do "Senhor dos Anéis" escrita pelo mesmo autor), filho de Bungo Bolseiro e Beladona Tûk. É um hobbit muito respeitado pela vizinhança não apenas por ser rico mas também por nunca ter tido nenhuma aventura ou qualquer feito inesperado (até então).

Até que um dia, o grande Gandalf aparece em sua porta acompanhado de mais 13 anões ( Bifur, Bofur, Bombur, Thorin, Dwalin, Balin, Kili, Fili, Dorin, Nori, Gloin, Ori e Oin) convocando-o para uma perigosa expedição: atravessar as Montanhas Sombrias e roubar (ou seria tomar de volta?) o tesouro guardado por Smaug, um dragão que saqueou o reino dos anões do avô de Thorin há muito tempo e desde então protege esse vasto tesouro.

Para o mago a presença de um hobbit na missão era imprescindível, não só pela sua descrição mas também para preparar o povo para os tempos sombrios que viriam a chegar. Gandalf apresenta-lhe um mapa e o indica a ser o "ladrão" do grupo, o que não gera agrado aos anões. Irritado com a falta de confiança e ridicularização dos "menores", o Hobbit resolve integrar a equipe. 

Quando, em meio a uma fuga Bilbo termina se separando dos demais e indo parar num mundo subterrâneo, ele termina encontrando um misterioso anel e em seguida encontra Gollum, uma criatura estranha que vive presa ali. 

"[...] Mas os números da sorte nem sempre são os sorteados."
Smaug, página 217
Outro ponto alto é a "Batalha dos Cinco Exércitos" (entre Humanos, Anões, Elfos, Orcs e Wargs), mas não poderei me aprofundar devido aos spoilers referentes a alguns fatos importantes que nesse instante da história já haviam acontecido.

Em meio a Orcs, Trolls, Wargs, Aranhas gigantes, Elfos da Floresta e outros seres misticos, Tolkien conseguiu de forma eximia descrever todas as caracteristicas presentes no mundo criado por ele e que daria inicio a uma das maiores obras da literatura: O Senhor dos Anéis, tendo o primeiro livro publicado 16 anos depois. Sem mais delongas, se você curte a história que ganhou três adaptações cinematográficas multi-premiada no Oscar, indico e muito "O Hobbit", lembrando que dia 14 de dezembro o mesmo irá estrear nas telonas.

Avaliação:
Revisado em 17/02/2013

18 comentários:

  1. Já ouvi falar deste livro, como já ouvi falar muito de Senhor dos Anéis..
    Tenho vontade de ler sim, me parece um livro bem interessante, bem escrito.

    Beijos, Gabi.
    http://palaciodelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Esse livro parece ser muito bom, como a Gabi eu já ouvi falar horrores dele, mas infelizmente ainda não tive oportunidade de ler =(
    Adorei a resenha.

    Beijos.
    paixaoliteraria.com

    ResponderExcluir
  3. Oie,
    já ouvi mto falar desse livro, alias, meu cunhado adora essa série, mas nunca tive curiosidade para ler, deve ser pq eu odiei o Sr dos aneis rsrsr

    Adorei sua resenha

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Odiou Sr. dos Anéis? Porque? Não é justo u.u' usadhsaudhus

      Excluir
  4. Oi!
    Já assisti o primeiro filme de O Senhor dos Anéis e a metade do segundo LOL Morro de vontade de ler a série, mas só a encontro em inglês '-' Você já a leu? Tem resenha no Blog?


    http://blogdaninareis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Senhor dos Anéis é péssimo pra achar. Nem na internet encontro (a não ser os super caros). Ainda não fiz uma resenha, mas pretendo, assim que ler.

      Excluir
  5. E quem nunca ouviu falar desse livro? Impossível né!? Um dos mais queridos e comentados na atualidade. Eu, no entanto, não cogitei a ideia de lê-lo (ainda!). Não que eu não aprecie a temática, mas é que no momento não estou buscando leituras do tipo. Enfim...

    Adorei a resenha!

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Ai gosto bstante dos filmes da série "O senhor dos anéis" e quero muito ler não só A trilogia de o senhor dos... mas todas as obras de Tolkien. beijos da Mari

    www.amostradelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Sou muito curiosa para ler esse livro, mas nunca encontrei ele numa livraria, mas minha cidade também tem poucas...
    Gostei de sua resenha, bem escrita!
    Bjss
    sete-viidas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Eu adoro o filme do Senhor dos Anéis, mas quando eu tentei ler o livro, desisti logo no começo. Achei meio parado e também não faz muito o meu tipo de livro. :)

    Carla - Buttercup de Galocha

    ResponderExcluir
  9. Estou ansioso para o filme e sou muito fã do universo criado pelo mestre Tolkien. Li o livro na escola uns 2 anos atrás e gostei bastante, dentre todos o do autor é o cujo estilo mais se aproxima da tão famigerada trilogia, se bem que é como se fosse uma introdução né já é quando o Bilbo "encontra" o anel. Pena que poucas pessoas se interessam a se aventurar na obra mas é como está na capa da volume unico de O Senhor dos Anéis: O mundo está dividido entre aqueles que leram O Hobbit e Senhor Dos Anéis e aqueles que ainda não o leram.

    http://bibliotecadoterror.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Quando comecei ler a Sinopse fiquei imaginando como seria o filme e eis a surpresa... ele será lançado!!!
    Agora ler antes o livro e depois ver o filme é melhor!

    ResponderExcluir
  11. Um parece mesmoooo ser interessante além de ser um dos livros mais comentados da netisssss....
    de uma curioooo aki mas minha lista de quero lerrr... ta gg!!!!!!

    ResponderExcluir
  12. Já li tanto O Hobbit, quanto a trilogia "O senhor dos anéis".
    Geralmente, costumam gostar mais de O Hobbit por ser um livro mais voltado para a aventura e os fatos, enquanto que Senhor dos Anéis possui muito mais um carater descritivo (principalmente o primeiro livro), onde ele apresenta mais detalhadamente o universo que criou.

    E, qual é exatamente a dificuldade em encontrar os livros? É interessante dar uma olhada no Estante Virtual, que possui muitas edições a ótimos preços.

    Sobre a sua resenha, não foi legal falar sobre o jogo da charada, foi um spoiler tremendo!

    http://sybilspage.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Retirei essa parte. Obrigado por falar, achei que não seria.

      Excluir
  13. Gente, o livro é ótimo, mas sugiro a vocês procurarem ler O Silmarillion antes. Com ele vocês vão entender melhor os acontecimentos. Beijinhos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...