16 de outubro de 2012

Os blogs estão matando a crítica literária? Sir Peter diz que sim

“Que vergonha, blogueiros”, diz Sir Peter Stothard (que acabou de virar um enorme alvo da internet).

Em entrevista ao jornal inglês The Independent, Sir Peter Stothard, editor do suplemento literário do Times e presidente do júri do prêmio Man Booker deste ano, disse que o aumento do número de blogueiros deixará o mercado editorial pior. “A crítica”, argument Stothard, “precisa de confiança face à enorme competição externa. É maravilhoso que existam tantos blogs e sites dedicados a livros, mas ser um critico é ter muitas diferenças em relação aos que partilham seus gostos… Todas as opiniões não têm o mesmo valor ”. É o aumento do número de blogs especificamente que mais desaponta o ex-editor do Times. “Eventualmente isso será o detrimento da literatura. Será ruim para os leitores; por mais que se goste de pensar que a opinião dos vários bloggers são tão boas quanto outras. Simplesmente não são. Pessoas serão encorajadas a comprar livros que não são bons, os bons serão soterrados, e ficaremos em uma situação pior.”

Texto de Publish News

E você, o que acha disso? Comente!

13 comentários:

  1. Tá doendo no bolso dele pelo jeito hehe.
    Em parte ele tem razão porque muita gente lê livros e fala bem só por causa de parceria com editora. Acho que deveria haver mais critério na hora de comentar. E também porque as pessoas começam a escolher livros porque todos os blogueiros estão lendo e falando bem. Realmente acho que os críticos importantes. Mas por outro lado, isso é uma tendência. Da mesma forma que aconteceu com a moda, os blogs mudaram a cara desse segmento que vai ter que se adaptar a isso. :)

    Beijo
    http://navirj.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é realmente um problema que incomoda, até por isso eu evito fazer resenhas dos livros que estão no auge no momento, dando preferencias a clássicos e séries. E o bolso dele deve tá doendo e muito ! huahuahuahua

      Excluir
  2. Olha eu concordo com ele... temos quantidade mas poukisssimaaa qualidade, blogs com parcerias de editoras que nao leem clássicos nem icentivam a ser lidos, outros blog que vivem de resenhas mal feitas, caixas de correio e olhe lá... a criativadade esta indo aguá a baixo nestes 5 anos de blogueira eu lamento ver como a blog esfera esta perdndo akele tchan e se tornando monotona... as pessoas passsaram apenas a postar copias de um e de outro... sem se importar com conteudos ou simplesmente com a alegria em ser bloguira... eu como como blogueira. acho que devo repensar o modo com que faço o blog vejo que mtas pessoas tem estes e apenas fazem resenhas de livros para ganhar estes e tbm para se aparecer na midia...
    para mim quantidade não é qualidade e se o blog for bom ele sempre será visitado, mas se for ruimmmm
    :( ele poderá ser visitado por causa das promoções e vantagens...

    ResponderExcluir
  3. Olá, parabéns pelo blog!
    Se você puder visite este blog:
    http://morgannascimento.blogspot.com.br/
    Obrigado pela atenção

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Concordo, plenamente, que quantidade difere, e muito, de qualidade. E que muitas resenhas são de péssima qualidade. Mas não seria a internet um meio democrático de exposição de opinião? O Brasil ainda não é um povo de muitos leitores e, de certa forma, os blogs e redes sociais de literatura incentivam a leitura e a divulgação de muitos livros e, na minha opinião, pelos menos nisso já estamos "ganhando".
    Parabéns pelo post!


    http://contoseuconto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. A melhor crítica é a do público, não essa supostamente especializada. Então a opinião dos blogueiros é sempre importante... Depende do leitor saber optar pelos melhores blogs e resenhas... O problema é que o mercado editorial ainda tem certa resistência a aquilo que a música já se rendeu que é, não apenas a dimensão da internet, como tbm é o poder da informação e da opinião nas mãos das pessoas... Mas como já falaram, deve doer no bolso dele...

    ResponderExcluir
  6. Eu acho válido a existência dos blogs,porém penso que os blogueiros devam agir com responsabilidade e publicar com imparcialidade.
    Ótimo post.
    Abraço!

    Bruno
    http://oexploradorcultural.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Claro, existem pessoas que expressam um ponto de vista positivo do livro por conta de parcerias, mesmo quando não gostam do mesmo, principalmente quando recebem-no de parcerias com editoras. O que é uma total falta de respeito com os leitores do blog de tal pessoa. Mas não são todos. Uma coisa é dizer que gente assim está contribuindo de má forma para a literatura, outra é dizer, não diretamente, mas deu para perceber, que não se deveria fazer mais blogs literários. Tantas e tantas pessoas que se instigam a ler mais a cada dia por causa DOS BLGS LITERÁRIOS... Ele deveria ter se expressado melhor, caso não tenha sido isso que ele quis dizer.

    ResponderExcluir
  8. Sinceramente? Acho que ele está certo. Eu vejo muitas pessoas que só leram umas 5 séries e do mesmo gênero, e que já querem entrar nessa onda de blogs e convencer o publico de sua opinião.
    Para você criticar, é necessário um grau grande de experiencia, até para não ser injusto.
    Mas também devemos saber o nosso papel como blogueiros, que é passar nossa "emoção" "ideia" enfim, demonstrar algo BEM pessoal. E o papel do crítico - que é criticar o autor, os métodos que foram usados por ele na obra, a obra em si. Criticar desde o modo de "fazer" o livro, até o modo de "passar" as emoções e ideias.
    E têm pessoas que confundem isso e assumem papeis inversos.
    Os blogs são MUITO importantes, mas precisam saber o seu lugar, para não entrar em conflito com os críticos, ou com os autores.

    Beijos, Lê
    http://palaciodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Ele está certo apenas em parte, claro que existem muitos blogs por aí com resenhas muito ruins e escritas de qualquer jeito, afinal para criticar um livro é preciso ter um pouco de experiência e um bom conhecimento da língua materna, existem centenas de blogueiros por aí que mal sabem escrever fazendo resenhas, mas cabe a nós leitores selecionarmos o que é bom e o que não é, e existem tantos blogs excelentes atualmente.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Eu não concordo.....mas acho que estão sendo criados muitos blogs literários sim! :/ mas fazer o que...=/ assim como tem vários blogs de maquiagem, unha e etc xD

    ResponderExcluir
  11. É, pensando bem este senhor tem razão.
    É ótimo que o numero de blogs literários esteje aumentando porque significa que a população esta lendo mais, mas o problema é que os blogs de grande influencia (não irei citar nomes) fazem uma porcaria qualquer e chamam de 'resenha'. Livros do NIcholas Sparks estão sendo exautados, e sem merecimento nenhum porque são péssimos livros. Algumas pessoas que leem esses livros mais fraquinhos alegam que se trata de uma literatura para passar o tempo, mas eu digo que tem coisas muito melhores e de ótima qualidade que podem servir de leitura 'casual'.
    Os grandes blogs estão influenciando na compra de muitos livros ruins, e na maioria das vezes, por ter um compromisso com certas editoras. Estas por sua vez, seduzem os leitores com capas e sinopses atraentes, mas o conteúdo que é bom...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...