22 de setembro de 2012

Top 5: Séries Literárias

Andava meio sem criatividade para criação das listas do quadro Top5. Pensando e repensando, com o livro "O Hobbit" fechado na mão, surgiu a ideia de postar sobre as séries literárias que eu mas gosto. Claro, há várias outras além dessas que citarei mais a frente, mas sem dúvidas, por um motivo ou outro, essas aqui presentes marcaram.



5 - As Crônicas de Nárnia
Como não apaixonar-se por Nárnia? Lewis com sua genialidade particular conseguiu trazer um mundo extremamente cativante e acolhedor, mesmo com todas aquelas criaturas misteriosas e/ou perigosas encontradas pelos aventureiros que tiveram a oportunidade de conhecer os narnianos. A quem gosta da série por acompanhar os filmes, indico que leiam os livros e descubram o que a verdadeira Nárnia guarda para vocês. 


4 - As Aventuras de Hércule Poirot
Mesmo muitos não considerando uma série propriamente dita, não escondo minha predileção pelos contos de Hércule Poirot. Envolvido nos mais diversificados mistérios que engloba os romances policiais de Agatha Christie, Poirot com sua perspicácia e inteligência facilmente conquistam o leitor. Comecei por "Assassinato no Expresso do Oriente" e não consegui parar. Em meio aos livros, séries e animes, não há como deixar esse clássico de fora. Se você admira livros policiais/suspense, aconselho e muito. 

3 - Jogos Vorazes
Em meio aos 12 distritos e suas respectivas funções sob a custódia da capital, Collins apresenta uma excelente concepção critica à sociedade atual. Katniss, com seu vigor e determinação, capaz de se "dar a morte" para salvar sua irmã, tornou-se uma das grandes heroínas da literatura surpreendendo-me positivamente, afinal desconhecia totalmente a história quando li o primeiro livro (o livro Em Chamas acabava de ser lançado no Brasil). Quando soube que haveria uma adaptação para os cinemas fiquei um tanto desanimado, pois, como previa, forçaram o livro muito mais para o lado romance adolescente que um "thriller", como de fato é.


2 - Percy Jackson e os Olimpianos
Confesso que minha primeira impressão sobre a história foi bastante negativa. Porque? O fatídico filme "O ladrão de Raios", adaptado da pior forma do primeiro livro da série. Absurdos de adaptações a parte, a história do filho meio-sangue de Poseidon juntamente com Annabeth Chase e Grover Underwood (sem citar os demais personagens que aparecem na sequencia da obra) prendeu-me assustadoramente. De leitura rápida e fácil, PJ é uma das grandes séries atuais que devem ser lidas.

1 - Harry Potter
Realmente, acho que não preciso falar os motivos, mas vamos lá. Tornei-me realmente fã de Harry Potter depois que assistir "O Cálice de Fogo" nos cinemas e o primeiro livro que li foi "A Câmara Secreta". Queen Rowling, com sua simplicidade foi capaz de criar um mundo fantástico que se desenvolve aos mínimos detalhes com o decorrer dos sete livros. Recheados de aventuras, lições de vida e medos, a série do menino-que-sobreviveu é e provavelmente continuará sendo a minha favorita.

Menções Honrosas para Senhor dos Anéis e As Crônicas de Gelo e Fogo, que não entraram no lista pelo simples fato de (ainda) não ter lido nenhum, conhecendo apenas pelos filmes e séries, respectivamente.


10 comentários:

  1. Caraaaa ameiiii teu top 5 perfeitooooo mas colocaria Hercule Poirrot em 1° lugarrrrr #Fãnática por Agatha

    bjo Norme

    ResponderExcluir
  2. Oie,
    adorei esse top séries :)
    HP e PJ não tenho nem o que falar são mtooo bons. Jogos vorazes eu não gostei tanto assim, As cronicas de narnia não cheguei a ler, só vi os filmes, mas são bons e a outra série não conheço rsrsr

    adorei a dica

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nárnia é excelente, supera e muito os filmes. Indico

      Excluir
  3. OI entre as que você citou eu gosto de Harry potter e Percy Jackson mais eu tenho também uma preferida academia de Vampiros da Richelle Mead que merecia está entre as top 5 rs.
    Adorei o post. Bejios
    http://umlugarnaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conheço o livro mas não li ainda. Quem sabe um dia aparece aqui? =]

      Excluir
  4. As Aventuras de Hércule Poirot... Lia muito quando criança. Mexeu muito com meu imaginário!
    Jogos Vorazes... Tô doida prá ler, estão falando tanto!
    Abs!

    ResponderExcluir
  5. O único que li até agora foi HP, mas estou com as cronicas de Narnia aqui para ler. :D

    http://monstroc.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, de todos apenas não conheço As Aventuras de Hércule Poirot, mas fiquei interessada na história :)

    As demais são umas das minhas favoritas também, apaixonantes! Apenas não li As Crônicas de Gelo e Fogo, mas pretendo ler o mais rápido possível.

    Beijos,
    http://paraisocaotico.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Indico muito os livros de Agatha (Poirot). Pode ler aleatoriamente, não há problemas na maioria dos casos.

      Excluir
  7. Amei o Top 5 Séries Literárias, ainda não li jogos Vorazes e Nárnia, mais pretendo ler ... e Harry Potter ? não tenho o que dizer, sou fã incondicional da Rowling ... o primeiro livro e filme que li e vi foi a Câmara Secreta *-*

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...