13 de setembro de 2012

Resenha: O Menino do Pijama Listrado

Título Original: The Boy in the Striped Pyjamas
Editora: Cia. Das Letras
Autor: John Boyne
ISBN: 978-85-359-1112-1
Ano: 2007
Número de páginas: 192
Avaliação: ★★★★★
Sinopse: Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus. Também não faz ideia de que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos de que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e, para além dela, centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com um frio na barriga. Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. 'O menino do pijama listrado' pretende ser uma fábula sobre amizade em tempos de guerra e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.
  Em pleno Holocausto imposto pela ideologia de uma Alemanha Nazista durante a segunda guerra mundial, Bruno vive com sua família. Tem uma vida feliz como qualquer outra criança da sua idade, divertindo-se com seus amigos Karl, Daniel e Martin. Seu pai, um oficial alemão nazista, recebe ordens para sair de Berlin e ir morar em uma nova residência, uma casa isolada próxima ao campo de concentração de Auschwitz (para quem não sabe, esse local ficou conhecido por ser a área de extermínio dos judeus pelas forças nazistas de Hitler), denominada de "Haja-Vista".
  "Quando Bruno viu a casa nova pela primeira vez, seus olhos se arregalaram, a boca fez o formato de um O, e os braços penderam estendidos ao lado do corpo novamente. Tudo nela parecia ser o oposto da casa antiga, e ele não podia acreditar que eles iriam de fato morar lá."
Pág. 18, Capitulo 2  
  Da janela do seu novo quarto, Bruno vê milhares de pessoas ao longe trabalhando com um pijama listrado e, até por não haver nenhum amigo, nenhuma criança para brincar, logo a curiosidade sobre aquelas pessoas cresce no garoto. Repreendido pelos pais e pela irmã Gretel (ou "um caso perdido"), Bruno preferiu não mais comentar nada sobre aquilo com eles.

  Achando uma brecha, Bruno chega ao outro lado do campo, onde conhece o jovem Shmuel, com o qual logo cria espontaneamente um grande e afetivo laço de amizades. Inocente, o garoto não faz ideia de que estava em meio a uma guerra e seu novo amigo é um judeu, destinado a sofrer as repreensões de Hitler e seus seguidores.
"Você é meu melhor amigo, Shmuel", disse ele. "Meu melhor amigo para a vida toda".
  Com uma narrativa cativante, Boyne transcreve o enredo do livro com um ângulo voltado à vida do garoto, mas deixando claro os aspectos de uma terra em guerra, onde o amor ao próximo é completamente deixado de lado.

  Indiscutivelmente é um dos livros dramáticos mais brilhantes que eu tive o prazer de ler. A forma como cresce um relacionamento interpessoal  de duas crianças de forma inocente, sem querer absolutamente nada em troca é o ponto alto da obra, principalmente por se tratar do aspecto histórico em questão. 

  Aconselho a todos, sem exceções a leitura. E se você quiser uma carga emotiva de excelente exemplar, não perca mais seu tempo. Para quem não gosta de leitura, há também o filme com a mesma denominação, que há proposito também é muito bem adaptado.

10 comentários:

  1. Sempre quis ler esse livro, ainda mais depois que li Olga. Porém, nunca arrumo tempo, e tenho um pouco de receio :( temo ficar na cabeça todos os acontecimentos dessa triste obra.
    Mas a resenha me deixou mais curiosa! E me convenceu de dar uma chance ao livro!
    Parabéns :)

    Beijos, Lê
    http://palaciodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. e a tua resenha me deixou curiosa..... :S muitooo pra ser sinceraaa bjoss grandessss

    ResponderExcluir
  3. Ownnn... Adorei o livro e amei o filme. É triste, comove, mas é de uma sensibilidade que assusta. Parabéns pela resenha! Abs!

    ResponderExcluir
  4. Carlos, O Menino do Pijama Listrado é um dos meus livros favoritos. Boyne criou um enredo tão denso e cativante, que sublime o define pela sua simplicidade e carga emocional. Até o filme eu amei assistir... arisco a dizer que é uma das adaptações mais fiéis que vi na vida. :D

    Amei sua resenha. Livro inesquecível e extremamente recomendável.

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvidas uma das melhores adaptações que vi. Até os atores encaixaram-se bem aos personagens. Curti bastante.

      Excluir
  5. Eu quero muito ler esse livro, parece ser uma leitura muito emocionante, o que me deixa com muita raiva é que eu já sei como o livro termina, porque um engraçadinho postou uma resenha com spoiler no skoob. Fazer o quê né, não vou deixar isso me atrapalhar, eu vou ler esse livro mesmo assim.
    Abraços.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Ano passado, se não me engano, eu vi o filme.
    Me emocionei tanto.. É triste, muito triste, mas é tão linda a história, só fico um momento com raiva do menino Bruno, você deve imaginar qual parte né ahaha
    E o final, nossa
    Confesso que chorei.. E como chorei..
    Sou louca pra ler o livro, o imagino tão mais emocionante..
    Adorei a resenha..

    Beijos
    _
    http://vdsweetlove.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. A resenha está ótima Carlos!! O livro é tudo isso que você falou *---*
    Ameei aqui, e já estou seguindoo!
    beijoos

    http://leitorapaixonada19.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Realmente, também foi um dos livros com maior carga emocional que já tive o prazer de ler. Não vi o filme, mas o leitura é encantadora! http://www.lilivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá Carlos! Parabéns pela resenha, cara. Adoro muito esse livro, o enredo é bem cativante e a história tem um final comovente :'| Adorei mesmo! Já estou seguindo o blog, parabéns por tudo.

    http://blogliterariopalavrasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...