9 de setembro de 2012

Resenha: Cilada

Título/Título Original: Cilada (Caught) 
Editora: Sextante
Autor: Harlan Coben 
ISBN: 978-85-99296-93-6 
Ano: 2010
Avaliação: ★★★★★
Sinopse: Haley McWaid tem 17 anos. É aluna exemplar, disciplinada, ama esportes e sonha entrar para uma boa faculdade. Por isso, quando certa noite ela não volta para casa e três meses transcorrem sem que se tenha nenhuma notícia dela, todos na cidade começam a imaginar o pior. O assistente social Dan Mercer recebe um estranho telefonema de uma adolescente e vai a seu encontro. Ao chegar ao local, ele é surpreendido pela equipe de um programa de televisão, que o exibe em rede nacional como pedófilo. Inocentado por falta de provas, Dan é morto logo em seguida. Na junção dessas duas histórias está Wendy Tynes, a repórter que armou a cilada para Dan e que se torna a única testemunha de seu assassinato. Wendy sempre confiou apenas nos fatos, mas seu instinto lhe diz que Mercer talvez não fosse culpado. Agora ela precisa descobrir se desmascarou um criminoso ou causou a morte de um inocente. Nas investigações da morte de Dan e do desaparecimento de Haley, verdades inimagináveis são reveladas e a fragilidade de vidas aparentemente normais é posta à prova.
Review: 05/03/2014

  Dan Mercer é um homem que quando criança, foi criado por famílias substitutas (pois era órfão de pai e mãe) e atualmente trabalha como assistente social em um centro comunitário. Pobre, conseguiu com muito esforço subir na vida, formando-se com louvor em uma universidade de elite. Foi casado com Jenna, na qual mantem uma relação civilizada e de afeto (até por ser a única pessoas que ele tem na vida, assim pode-se dizer) sendo até padrinho da filha dela com Dr. Noel. 
"Nada. Nenhum amigo, nenhum parente, nenhum vinculo real. Não fosse por sua ex-mulher e pelo centro comunitário, você bem que poderia ser um fantasma." Pág 59
  A vida de Dan começa a mudar para pior quando ele recebe um telefonema de uma adolescente (Chynna, que na verdade é Débora - aparentemente desesperada por ajuda) e decide ir ao seu encontro. Chegando ao local, é surpreendido por uma equipe de reportagem liderada por Wendy Tynes, repórter da NTC News, cujo há um "quadro" editorial num programa no qual ela se passa por crianças (pela internet, principalmente) para atrair pedófilos e os desmascarar em rede nacional. Mas seria Dan um pedófilo?

  Wendy, que engravidou de um jogador amador no colegial (vindo este a falecer 9 anos depois), vive com seu filho Charlie, um adolescente fechado e um tanto rebelde mas o suficiente para a idade. 

  Passado o julgamento, Dan é inocentado frente o justiça, porém não era exatamente assim que a população o via. Após marcar um "encontro" com Wendy, Dan é assassinado na frente da repórter.

  Enquanto isso, noutro lado da cidade vivia a família McWaid, onde ainda estava na esperança de encontrar sua filha desaparecida já há três meses. Haley McWaid, exemplar, disciplinada e boa filha (a "menina dos olhos" da família) estava com 17 anos de vida.  

  A partir dai, Tynes encontra-se mergulhada num mundo do mistério que envolve o assassinato de Dan Mercer e o sumiço da jovem McWaid. O livro ganha um ar muito mais misterioso (sim, foi possível) quando as peças do "Quebra-Cabeça-Dan' começa a encaixar-se no "Quebra-Cabeça-Haley" devido a uma série de eventos que transcrevem e propiciam essa conexão (como o fato de Haley ser amiga de Amanda, a afilhada de Dan; O Iphone de McWaid ter sido encontrado na cama dele, etc).

  Esta foi a primeira obra do Harlan que tive oportunidade de ler. O livro me impressionou e cativou de tal forma que li completamente de um dia para o outro. A variedade de personagens, interligados uns aos outros, seja pelo passado ou pelo presente é outro ponto positivo da história. Em um ambiente repleto de reviravoltas e surpresas, "entrar na pele" de Wendy não é nada difícil. Mesmo com uma primeira impressão negativa em relação a personagem, com o decorrer nos deparamos com um personagem forte, sensata que consegui conduzir bem a relação trabalho x família, mesmo com os "conflitos" com seu filho. Uma nota 5 estrelas para o livro, até porque o final é surpreendente. Uma leitura que eu aconselho a todos!

14 comentários:

  1. Nunca ouvi falar nem no escritor, nem no livro... Você poeria falar um pouco do escritor quando for falar do livro nem que seja um pequeno paragrafo...

    Tiago Guillen

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Estou com esse livro aqui para ler!
    Depois dessa resenha muito bem escrita, me deu vontade de ler!
    sou superfã do Harlan Coben, mas confesso que estou enrolando para ler esse livro porque é o único que tenho aqui em casa do Harlan, to esperando lançar mais um livro para poder ler!é eu sei sou muito estranha rsrs... Parabéns pela resenha!

    Beijão
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque a demora? usadhuasd. Pode ler, tenho certeza que você vai gostar. Ah, obrigado ;)

      Excluir
  3. Esse livro é muito bom! O Harlan Coben é fantástico, acho ele um gênio.
    Estou seguindo seu blog!

    Beijos, Bi
    http://behindenemyline8.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Nunca li nenhum livro deste autor, mas sempre que visito blogs de literatura, ele é presença carimbada nos posts.
    Os livros dele devem ser ótimos!

    ResponderExcluir
  5. Pense em um livro que me tirou o total fôlego. Então...
    HAHAHAHAHA

    Uma das primeira leitura que realizei este ano, mas com certeza inesquecível. Muitas reviravoltas, e um final impressionante. Vale a pena, sim. Adorei a resenha!

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Sou louca para ler os livros de Harlan Coben, mas ainda não tive a oportunidade (apesar de ter uns marcadores) :(
    Cilada parece ser íncrivel, pelo menos, a sua resenha me passou isso e somente através dela já pude perceber a variedade de personagens.

    http://blogdaninareis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Uma amiga me indicou esse livro Cilada, como muito bom. Lendo a sua resenha, vi que parece mesmo ser 10! Adorei!

    ResponderExcluir
  8. A variedade de personagens sem duvidaaa... foi o que mais em chamou a atenção....
    quero ler^^
    ]
    comprei as cronicas de narnia.... achei num sebo em pel e embaladinhuuu^^^

    bjoss

    ResponderExcluir
  9. Tá aí um autor que eu estou doida para ler mas ainda não tive tempo. :/ Uma pena, só vejo resenhas positivas a respeito dele.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  10. Eu amo este livro, foi o primeiro do Harlan que eu li, e sem duvida me apaixonei.

    Beijocas.
    paixaoliteraria.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...