1 de agosto de 2012

Resenha: A Teia da Aranha

Título: A Teia da Aranha (Spider's Web)
Editora: L&PM
Autora: Agatha Christie
ISBN: 978-85-254-1775-6
Ano/Edição: 2008, 1ª Edição
Avaliação: ★★★
Sinopse: Como foi que aquele corpo apareceu na sala da casa de campo do distinto casal Henry e Clarissa Hailsham-Brown? A chuvosa tarde de março decorria tranqüila, e nenhuma das pessoas lá presentes parecia ter interesse no crime. Acreditando tratar-se de um acidente, Clarissa decide esconder o cadáver. Está às voltas com a penosa tarefa quando surge o inspetor Lord, um diligente policial que recebeu um telefonema denunciando o homicídio.

Review: 05/03/2014




  Em uma passagem a SEBO, avistei esse livro jogado (literalmente) de lado e decidi trazer-lo para ler, até por que se tratava de um livro de Agatha Christie e o titulo chamou atenção. Logo nas primeiras linhas, as surpresas me desagradaram um pouco: Primeiro, Poirot não existia no livro (nem Miss Marple). Depois que a obra tratava-se de um romance escrito para o teatro que foi adaptado aos livros por Charles Osborne. Ou seja, a Agatha não teve nenhuma influencia direta na publicação livro. Com o decorrer do livro, o preconceito foi embora.

  A história inicia com um grupo de amigos, degustadores de vinhos, que acabaram de ser enganados por Clarissa Hailsham-Brown (mulher de Henry Hailsham-Brown), na qual havia colocado o mesmo vinho em garrafas diferentes com intuito de fazer uma "pegadinha" com os amigos. Clarissa, como descrita nas primeiras páginas do livro, é bem humorada, tem um poder de persuasão e despreocupada. Henry, pede para que ela organize as coisas em casa pois haveria uma importante reunião naquele recinto. É nesse clima de descontração e animosidade que a história segue, até quando a própria Clarissa perdida em seus pensamentos encontra um cadáver (mais precisamente de Oliver Costello) na sua sala. O mistério propicio das obras da Agatha apresentam-se a partir dai. Porque aquele corpo estava ali? Porque o carro de Costello que aparentemente tinha ido embora a um tempo ainda estava no local (mais precisamente num campo de golfe)? Quem é o assassino?

  O livro encaminha-se bem, superou de certo modo minhas expectativas, porém não achei o final legal. Não teve o impacto que esperava que poderia acontecer. Quanto ao assassino não falarei muito, mas também deixou a desejar. Não é nenhuma grande obra da Agatha, mas para quem curte livros policiais, eu indico.

24 comentários:

  1. Adoro Agatha Christie, mas faz tempo que não a leio.

    ResponderExcluir
  2. Já li um livro da Agatha, adorei O Assassinato no Campo de Golfe... preciso pegar outros para ler... :)

    ResponderExcluir
  3. Ainda não vi, mas parece ser bem bacana!

    ResponderExcluir
  4. Nosssaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa :) mas eu vou quererrr concerteza... sou tri fã delaaaa

    ResponderExcluir
  5. Teve uma época que eu li muito Agatha ... mas este eu não li ainda , vou procurar e com certeza ler .

    ResponderExcluir
  6. Pela sinopse e pela resenha não me empolguei muito para ler o livro e eu até gosto bastante de suspense/policial. Mas a Agatha é uma grande autora.

    ResponderExcluir
  7. Adoro os livros da Agatha Christie, mas esse eu ainda não conhecia. Pretendo ler.

    ResponderExcluir
  8. Tenho esse livro, sou fã da Agatha. Leio menos que antigamente, mas sou apaixonada pelos livros.

    http://pitadadecinema.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho vários livros da Agatha aqui em casa, mas nunca tive coragem de ler! Pena que esse livro deixou a desejar para você, não pretendo ler livros mais rápido.

    beijos
    Luana - Lendo ao Luar

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho bastante curiosidade em ler algum livro da Agatha, ainda não tive oportunidade. :(

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  11. Quero muito ler Aghata, muita gente, mas muita gente mesmo, falam bem dela! E lendo a sua resenha me deu mais vontade ainda de ler alguma obra! rsrs
    Mas gostei, e obrigada pela sua visitinha em meu blog, volte sempre, tá? :)
    Seguindoo!
    Beijos

    http://papopratudo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Adorei sua resenha, eu estou em um momento muito Agatha Christie! rsrsrs
    Vou procurar pra ler esse livro.

    Beijocas.
    paixaoliteraria.com

    ResponderExcluir
  13. Adoro os livros da Agatha, e fiquei intrigada com este. Acho que encararia a leitura, sim, pois adoro o gênero. Inclusive, você me lembrou que tenho alguns dela pendentes em minha lista para ler. São tantos...

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Nossa,eu amo Agatha Christie!! Recentemente adquiri três livros dela, esse aí eu ainda não li,mas espero ler em breve.
    tenho um blog também sobre resenhas de livros, se tiver interesse passa lá http://literablogando.blogspot.com/

    Abçs!!

    ResponderExcluir
  15. Adoreeeei teu bloog :) estou te seguindo *--*

    ResponderExcluir
  16. sou fã da Agatha vou tentar comprar assim que posssivel, pq num to com tempo de ir na biblioteca
    mas obrigado pela dica

    ResponderExcluir
  17. nossa, parece um daqueles bons livros de mistério! passa lá ? www.estudoazul.com

    ResponderExcluir
  18. Não gostei muito do que já li dela, mas esse parece ser ótimo...

    ResponderExcluir
  19. Oi Carlos!

    Eu só li um livro da Agatha e não achei grandes coisas não. Porque a linguagem é antiga, o que me atrapalha um pouco. E o detetive da estória, Poirot, descobriu tudo sozinho. As pistas do crime não vazavam para nós, leitores, de forma que pudessemos, junto dele, desvendar os mistérios. Isso me desanimou um pouco quanto aos livros da autora. Tenho medo de me arriscar novamente, porque quase abandonei o livro.

    Beijos,

    Marcelle
    bestherapy.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Eu adoro os livros da Agatha e tenho uns pendentes dela aqui.. Esse ja esta na minha lista de comprar.. É impossivel nao gostar dessa escritora..
    boa noite
    beijos
    http://vdsweetlove.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não aconselho começar por esse livro, é meio chato. Não é ruim, mas falta emoção, suspense, como os outros livros dela que já li.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...