25 de julho de 2012

Top 5: Piores Adaptações Literárias

Sabe quando você lê um livro, de razoável à bom e descobre que este foi refeito para o cinema? É ai que vem a frustração. Roteiros mal feitos, péssimas atuações, mudanças desnecessárias e inúmeras outras coisas fazem sair aquele tipico comentário: "O que fizeram com o livro?"

Dando sequência a categoria de "adaptações", resolvi citar o Top 5 das piores que eu vi, por um motivo ou outro. Lembrando que também só falarei das 5 obras que foram lidas e assistidas por mim.


*Diretores dos respectivos filmes

5º - Capitães da Areia (Jorge Amado / Cecília Amado, Guy Gonçalves*) 

Tá, o filme não é de todo ruim. Porém, achei que não souberam valorizar todo contexto da obra, ficou meio vago. O final, por exemplo, no livro há mais dois capítulos (ou são três?) em relação a onde termina o filme. Sem falar que a "gurizada" que faz o filme não tem tanta qualidade assim. Mas claro, isso nem merecia ser julgado. 

4º - Crepúsculo (Stephanie Meyer / Catherine Hardwicke*)

Preciso mesmo comentar? Ok, vamos lá. Assisti primeiramente o filme e preferi não aderir as criticas antes mesmo de ler. Quando terminei a leitura, conclui que, além de chato, cansativo e piego de mais, o casal central do filme não me agrada. A "garota sem expressão" ganhou meus votos de "cade-a-emoção?" depois de "O quarto do pânico". Já o outro... Voltando aos livros, a forma como Meyer descreve as emoções de Bella consegue ser completamente desfigurada nas telas. Sem contar que a história prende você ao livro, coisa que não acontece na adaptação. Mas ainda sim, consegue ser melhor que "Lua Nova", que só não citei aqui porque o livro também é chato.
3º - Caninos Brancos (Jack London / Randal Kleiser*)
Assim como nos livros, o livro começa muito bem. A história do cão que vivaria um lobo selvagem tem a capacidade de fazer sua adrenalina subir a cada noite (na história - não posso explicar). De repente, a história que já passa a não ter emoção nenhuma nos livros, passe completamente despercebida no filme. Confesso que, de todos os cinco que postei, esse é o pior filme, independentemente da adaptação.

2º - Marley e Eu (John Grogan / David Frankel*)

Assistiu Marley e Eu? Gostou? Um conselho: Leia o livro! John Grogan se deu o trabalho de descrever os ambientes e personagens minunciosamente e ainda sim não conseguiram fazer algo legal. Mas o que fez o filme ser uma decepção total é o momento em que quase 60 (ou mais) páginas do livro se passam em uma mísera narrativa de Owen Wilson (como John) que acontece em menos de 15 segundos. As cenas mais divertidas e dramáticas do filme, sinceramente, não me comoveram em momento algum, pra bom ou pra mau, chegando a dar impressão que as histórias são diferentes. Marley dos filmes é um anjo comparado ao Furacão Marley dos livros. 

1º - Percy Jackson e o Ladrão de Raios (Rick Riordan / Chris Columbus*)

Dificilmente haverá uma adaptação tão no sense quanto essa. Uma das minhas sagas preferidas foi completamente (sim) reformulada para pior nas mãos dos diretores do filme. Algumas "pequenas" mudanças: Nem citam o Elmo de Hades, roubado junto com o Raio de Zeus; A lei que os semideuses não podem ter contato com os parentes humanos não existe; Clarisse, uma das personagens principais do livro não aparece no filme, substituida (propositalmente) por Annabeth na maioria dos casos; Os personagens principais tem 12 anos, não 16. Entre tantas outras. Mas a pior modificação foi: Mudaram o vião principal (ahn?) Não vou comentar esse desfecho do filme para não virar spoiler. Parece que a intenção do Columbus foi criar um romance sucessor de Harry Potter e Crepúsculo. Sem sucesso (no cinema).
Annabeth: Comparação livro x filme

Como menção honrosa, deixarei "O Guia do Mochileiro das Galáxias", mas pode-se levar em conta as falhas, porque o filme é bem interessante.

16 comentários:

  1. capitães de areia ficou ruim mesmo hein!

    ResponderExcluir
  2. Percy Jackson eu detestei quando vi no Cinema, depois de anos decidi ler o livro, para tentar ver o que que era! O livro é super gostoso e tão difewrente do filme que nem ligo uma coisa a outra!

    Tiago Guillen

    ResponderExcluir
  3. Alguns autores modificam as histórsias dos livros para dar mais emoções e ficar mais divertidos e para ganhar nas bilheterias.
    Não li mas assitir o filme do crepusculo e meio chato. Na minha opinião a autora do filme queria imitar a saga do Harry Potter, quando fez o crepusculo.

    Rodrigo Ferreira

    ResponderExcluir
  4. o livro Marley e Eu deve ser muito bom.
    vou dar uma procurada

    ResponderExcluir
  5. Acho que qualquer livro qeu vira filme sempre terá falhas. Claro que uns mais que outros. O caso é que é bem mais gostoso ver o filme antes de ler o livro!


    Abs

    http://www.ziqzira.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Não vi nem li nenhum desses.

    Mas tem algumas adaptações pra cinema que simplesmente achei sofrível. Como os dois filmes baseados nos romances de Dan Brown e O Retrato de Dorian Gray.

    Um livro que ouvi falar que seria adaptado, e talvez tenha sido e nem estou sabendo, é A Menina que Roubava Livros. Eu sou apaixonada por esse romance e caso um dia vire filme, para chegar á altura do livro, terá de ser digno de oscar.

    Gostei do seu blog, conteúdo muito útil e interessante.
    Quando puder, visite meu Avesso do Espelho:
    www.redutonegativo.blogspot.com

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem o filme ainda não. Dizem que vai pro cinema em 2013. Vamos ver no que vai dar.

      Excluir
  7. Ai ai. Vou escrever aqui uma coisa que eu li em algum lugar.
    Um filme nunca vai ser tão bom quanto o livro. Por dois motivos básicos. O primeiro é que o autor do livro descarrega suas emoções total em quantas linhas ele julgar necessário. Já um filme tem tempo escasso, atores jovens ruins pra caralho e diretores um pouco piores. Fora que é foda fazer todos os cenários, principalmente se for um romance.
    O outro motivo é o mais legal que eu acho. Porque quando estamos lendo um livro mexemos com o nosso imaginário, e fazemos os personagens e lugares da maneira em que julgamos ideais. É algo gostoso de sentir, mas já filme, é a imagem exposta haaha, não tem como comparar.
    Sobre Marley e Eu – Eu assisti o filme e gostei muito, então estou lendo o livro, estou quase acabando, falta umas 70 pgs, enfim. O livro é mais detalhado e tal, só que eu captei muito machismo da parte do Grogan, tanto no nome do seu primeiro filho Patrick, quanto há várias outras coisas que ele narra. Outra coisa que eu notei são cenas arrastadas, como se ele estivesse querendo encompridar algo. Um exemplo disso é tanto rodeios para as fezes que o Marley fez no mar da praia dos cachorros. Precisam de 15 páginas pra uma literal merda? Creio que não neh haha. Mas mesmo assim, a historia é comovente e to gostando do livro.
    Crepusculo -> O típico filme que é feito para as adolescentes ficarem falando “AHHH, QUE FOFO”...
    Tomar no cu, historia de vampiros mais besta que eu vi na vida.
    Não li o livro, mas fui obrigado a ir no cinema assistir Crepusculo e Lua Nova. Confesso que dormi nos dois e a Bella é branquela e magricela...
    Um terror, não no sentido literal, mas muito ruim mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Marley e eu é "cansativo" em alguns aspectos (livro). Crepusculo (filme), nem precisa de comentários. Basta uma pessoa de fora (que não goste nem desgoste da série) leia e assista depois.

      Excluir
  8. Caramba , você crítica muito bem os livros e filmes , digamos que você tem uma aptidão com a escrita ,o contexto , a história ,é muito legal isso ,eu estou aprendendo com você *-*

    ResponderExcluir
  9. Adaptações, no geral, não suprem qualquer expectativa. Aprendi a não fazê-las crescer, na verdade. Pra quê, se não serão excedidas? Enfim... acho que adaptar uma obra não é necessariamente fazê-la igual, mas estragar também não é o objetivo principal, não é? FAIL

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá! Ganhei um selo chamado “Tu Blog me Inspira” e seu Blog foi escolhido entre meus preferidos. Dê uma olhada em -> http://reinaldodeltrejo.blogspot.com.br/2012/07/selo-tu-blog-me-inspira-por-meu.html

    Grande Abraço;

    De Reinaldo Del Trejo

    ResponderExcluir
  11. Apoio todas as decepções citadas no texto, realmente tens razão de colocá-las ai. Em Percy Jackson por exemplo eu esperava mais, e foi uma coisa bem tensa. D: JASIOJDSA
    Adorei o post, meus parabéns. Abração.

    Ewerton Lenildo - @Papeldeumlivro
    papeldeumlivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Todo mundo me diz que a adaptação de Marley e Eu realmente não é muito boa. :( Eu achei o filme tão bom.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  13. Adoro Marley e Eu, deve ser pq não li o livro, chorei no final do filme rsrs
    Na minha opinião o pior livro adaptado foi Percy Jackson, que filme ruim...
    Se puder curte minha fan page lá no blog =D
    http://pitadadecinema.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. nossa, eu quase morri de tanto chorar vendo e depois de ver marley e eu imagina se eu lesse o livro então, rsrsrsrs muito bom o post =) passa lá? www.estudoazul.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...