20 de julho de 2012

Top 5: Melhores Adaptações Literárias

 Com um mercado cinematográfico super aquecido, as superproduções de Tim Burton e James Cameron, por exemplo, se digladiam com adaptações de grandes obras da literatura de Tolkien, George R. R. Martin e outros.

 Por isso decidi hoje apresentar as minhas adaptações literárias favoritas (tanto os filmes quanto os livros, levando em conta apenas os assistidos e lidos por mim, respectivamente).


*Diretores dos respectivos filmes

5º - O Caçador de Pipas (Khaled Hosseini / Marc Forster*)

 Apesar de muita gente criticar o filme (principalmente os que não leram o livro), para mim a produção conseguiu retratar exatamente as questões étnicas, sociais, humana e históricas que Hosseini propôs. O ambiente de Cabul retratado nos livros ganharam vida nos cinemas. Talvez, o único aspecto negativo seja a qualidade de alguns autores, que realmente, deixa a desejar. 

4º - Dr. Jekill and Mr. Hyde/O Médico e o Monstro (Roberto Louis Stevenson / Rouben Mamoulian*) - Vencedor de 1 Oscar (melhor ator principal) e indicado a outros 2

Ok, confesso que a adaptação não é exatamente como o livro, mas não foi necessário isso para encher os olhos. Li pela primeira vez o médico e o monstro e, por não entender direito o enredo, não curti. Esse ano resolvi reler a obra com total atenção. Sabe aquela primeira impressão que você tem de algo e depois que conhece muda completamente a opinião? Pois é. Minha apreciação pela obra se tornou tão grande que não resisti e assisti a três filmes (na verdade, 2 filmes e um curta). Mas, nenhuma outra adaptação se compara a feita em 1931, com Fredric March atuando em grande estilo. A transformação do exemplar Dr. Jekill no temível Mr. Hyde, é incrível. O ponto negativo fica por conta do "monstro" dos cinemas ser um tanto bonzinho em comparação ao dos livros.

3º - Bilionários Por Acaso: A Criação do Facebook / A Rede Social (Ben Mezrich / David Fincher*) - Indicado a 8 oscars, vencendo em 3 categorias (Melhor Roteiro Adaptado, Edição e Trilha Sonora)

Perfeito ! É como os descrevo. Logo que iniciei a leitura, menos de 50 páginas depois já era fã do Mark Zuckerberg, "o gênio". Quando soube que havia um filme, não contive a ansiedade e baixei na internet antes mesmo de lançar no Brasil. Senti-me com estivesse relendo a "biografia" do Facebook. É de uma fidelidade assustadora, sem falar que as atuações são dignas de oscar (que não ganharam). Andrew Garfield (hoje o Espetacular homem-aranha), juntamente com Jesse Eisenberg fizeram aquela dupla na telona. 

Enfim, não consegui encontrar até hoje um defeito de um comparando ao outro.

2º - O Menino do Pijama Listrado (John Boyne / Mark Herman*)

De todos os cinco citados, foi o único que primeiro assisti o filme e só (muito) depois li. Acho que, pelo fato de já estar adaptado ao contexto, consegui ler o livro inteiro em menos de 4 horas. O filme que se passa durante o "reinado" de Hitler durante a segunda guerra mundial, na Alemanha nazista. Um misto de inocência à ignorância, retrata o mundo adverso de duas crianças que, deveriam ser inimigas (Vem os fatos históricos da repreensão aos judeus). Tipico filme que, ao fim, você para e fica pensando e refletindo por horas. Nunca senti tais sentimentos por um filme/livro (exceção de "A vida é Bela"). Eternamente, Shmuel. 

 1º - O Pequeno Príncipe (Antonie de Saint-Exupéry / Stanley Donen*)

Sem descrições. Um dos meus livros e filmes preferidos. O musical trouxe um brilho ainda maior para a história do principezinho. O que na teoria é um livro infantil, agrada veementemente os jovens e adultos. É inevitável falar do Pequeno Príncipe e não citar frases como "Eis o meu segredo: só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos. Os homens esqueceram essa verdade, mas tu não a deves esquecer. Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas". 

Para quem não leu ou assistiu, aconselho e muito. 

Para finalizar, deixo uma menção honrosa para "Jogos Vorazes", que só não entrou nesse top 5 pelo fato qual a direção forçou e muito o "romance" entre Peeta e Katniss, até para agradar o publico que gosta (Afinal, crepúsculo tá acabando não é?)

Em ultimo caso, só vou constatar que sempre que eu citar o Top5 não irei fazer uma "resenha" sobre nenhuma das obras. Apenas colocarei em pauta os pontos em questão, sejam eles positivos ou negativos.

>> Próximo Top 5: Piores Adaptações Literárias 

19 comentários:

  1. já li e vi o menino de pijama listrado, é muito bom, mas eu prefiro o livro do que o filme

    ResponderExcluir
  2. Os livros nunca serão superados pelos filmes, mas deve admitir que adorei a adaptação do livro "O Menino do Pijama Listrado", ótima produção!!!

    ResponderExcluir
  3. só lí um pouco do pequeno príncipe, e os filmes não assisti nenhum deles.

    ResponderExcluir
  4. Olá!!!
    Desses, eu já li O caçador de pipas e O Menino do Pijama Listrado, e simplesmente me apaixonei pelos livros, mas achei eles bem tristes e por essa razão acabei não assistindo as adaptações.
    Mas é bom saber que elas são boas, pois a maioria das vezes acabo me decepcionando com os filmes!
    ótimo post.

    beijos
    Lara - Magia Literária

    ResponderExcluir
  5. ótima lista, colocaria O Perfume- A história de um Assassino, uma das melhores adaptações.
    http://pitadadecinema.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Gostei da lista, ótimas escolhas, eu colocaria O Perfume - A história de um Assassino. Jogos Vorazes tem um roteiro legal, o livro é bem mais forte, só que a adaptação deixou a desejar e ficou pop demais, não me comprou rsrs
    http://pitadadecinema.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu sou daqueles que defendem que é impossível comparar um filme com um livro. O livro é sempre melhor.
    Mas eu gosto das adaptações (nem sempre rs), acho que é uma outra forma de se ver uma obra. Com exceção de O pequeno Príncipe eu gostei muito dos filmes que indicou aqui, são realmente algumas das melhores adaptações.

    ResponderExcluir
  8. Da sua lista só li/assisti O Pequeno Príncipe e O Médico e o monstro. O primeiro uma adaptação tão cativante quanto o livro, o segundo conheço uma adaptação mais recente, de 2002, dirigido por Maurice Phillips e estrelado por John Hannah no papel do Dr.Jekyll e Mr. Hyde, muito bom por sinal.

    ResponderExcluir
  9. eu prefiro os livros...muitos filmes foge da storia original...

    ResponderExcluir
  10. Muito boa as descrições.
    Só li “O Facebook” e não sou assim fã do Zuckerberg, acho que ele meteu a faca no Eduardo...
    E em momento algum podemos fazer isso, de nada importa o sucesso profissional se jogarmos na lixeira nossos ideais de amizade e coisa do tipo.
    Creio que eu tenha virado um odiador do Mark por causa disso.
    Até abandonei o Face haha, mas não por isso. Por achar que as pessoas se limitam muito a partir do Face querendo agradar as outras pessoas.
    Mas o post ta bacana e acho que o Blog tem tudo pra bombar.
    Ta de sacanagem que você leu um livro em quatro horas haha...
    Demoro ao menos uma semana...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, esse fato do Mark foi uma sacanagem mesmo, mas digo pelo lado "profissional" dele, durante a criação do site, tal.

      Pois creia, eu li. uhoueiheuiehoeiueuheoi

      Excluir
  11. Da lista assisti a dois filmes e li um dos livros. São bacanas, mas por não ter lido os livros não tenho um veredito. Uma adaptação que considero boa é "Budapeste" baseado no romance de Chico Buarque e "Cegueira" de Ensaio sobre a cegueira de Saramago.

    abraço,
    www.todososouvidos.blogspot.com
    www

    ResponderExcluir
  12. ESTAMOS COMEÇANDO!

    VENHA CONHECER:

    http://www.ziqzira.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Gostei do texto, escolheu bem! É preciso cuidado na hora de adaptar livros pro cinema, muitas vezes a história foge do original ou acabam sendo cortadas passagens importantes do livro.
    http://bolanooctogono.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Não gosto muito de adptações de livro, o filme "Rede Social" para contar a história, mudou algumas coisas do livro. Como a forma que ele construiu a sua primeira "rede social".
    Uma coisa é certa, leia o livro antes de ver qualquer adaptação.

    Abs!
    Ary - Som do Som

    ResponderExcluir
  16. Leu A Menina que não sabia ler?
    Daria um ótimo filme

    ResponderExcluir
  17. concordo com a lista, mas consigo identificar pelo menos mais uma 5 daptações que merecem estar ai

    ResponderExcluir
  18. As dicas são interessantes, mas na minha opinião tem adaptações muito melhores, um exemplo é na natureza selvagem.

    ***
    Patrícia Roberta

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...