16 de julho de 2012

Top 5 - Decepções Literárias

A partir de hoje darei inicio ao "Top Five" (ou top cinco, como queiram) no Blog. Irei postando gradativamente um lista de 5 livros com base no tema proposto. Meio obvio, mas só pra esclarecer.

Depois de algumas experiencias frustrantes com algumas obras, decidi iniciar o com "Decepções Literárias", ou seja, aqueles livros que aparentemente seriam "O" livro, mas deixaram a desejar, por um motivo ou outro.


5º Lugar - O Inventor de Jogos (Pablo de Sanctis)
Logo que ganhei esse livro, não criei muita expectativa. Sabe aquele impacto que certos livros trazem (pela capa, pelo titulo, o que for)? Esse não tem. Ainda sim resolvi começar a ler. E me surpreendi positivamente nos primeiros capítulos. O desenrolar da história ia bem, os personagens muito bem propostos, e tudo mais. De repente, o livro desabou. Não sei, mas aparentemente algo grave aconteceu com o autor que ele se perdeu completamente. O Ivan Dragó (personagem principal) de cativante, passou a ser mais um na multidão. Resultado: Li o livro "empurrando com a barriga" pois queria saber o final.

4º Lugar - Caninos Brancos (Jack London)
Esse fui seduzido. Sabe aquele momento que você está numa fila de mercado que parece que nunca vai acabar e rodeado de Doces, salgados, revistas, etc? Exatamente isso. Achei ele jogado no meio dos Doritos, li a sinopse e trouxe pra casa. Já tentei lê-lo pelo menos umas 4 vezes. Sempre paro na metade. Assisti o filme pra tentar me adaptar melhor a história e ainda sim continua na minha lista de "abandonados". Portanto, não vou aprofundar muito sobre ele.

3º Lugar - O Velho e o Mar (Ernest Hemingway)
"Um dos maiores romances de todos os tempos" era o que dizia a propaganda desse livro. É curto (apenas 128 páginas, sem falar as imagens) e demasiadamente cansativo. Acreditem, isso é possivel. Não conseguiu me prender em nenhum momento. Pelo contrário, torci pra que acabasse logo as infindáveis 128 páginas. Santiago e Manolín que me perdoem, mas não indico.

2º Lugar - A Batalha do Apocalipse (Eduardo Spohr)
Não é um livro ruim. Porém, os flashbacks me irritaram profundamente. Quando você está se empolgando com a história, PAM! Flashback, sem falar que são beeem longos. Tudo bem, eu sei que isso é importante para a história dos personagens. Mas, ainda sim, indico pra quem quiser ler.

1º Lugar - Assassinatos na Rua Morgue (Edgar Allan Poe)
"Elementar, meu caro Watson". Não consegui achar o porque do livro. Antes de iniciar o livro propriamente dito, há algumas outras histórias que me agradaram muito mais que a história central. Dupin (o detetive - não é um detetive profissional) investiga Os assassinatos para provar a inocência de um homem acusado injustamente. Há propósito, tem uma música do Iron Maiden (Murders in the Rue Morgue) que é baseada nesse livro, pra quem quiser apreciar.

Enfim, vale o gosto de cada um. E espero que eu não precise fazer essa lista de Decepções, parte 2.

17 comentários:

  1. Os livros são a maior invenção da humanidade.

    ResponderExcluir
  2. Carlos, adorei a postagem! É comum nos pegarmos falando sobre os livros que adoramos, mas os que nos decepcionamos já é mais difícil... dos citados eu já li A BATALHA DO APOCALIPSE. No meu caso não chegou a ser uma 'decepção', mas também me irritaram muito esses pontos que você descreveu, e a leitura não fluiu como eu imaginei que seria... muito pelo contrário. :\

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Hum achei muito legal a ideia do seu blog ! Curtindo ele pra caramba !
    http://vivendoemorbita2.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Também não curti muito Batalha do Apocalipse, achei extremamente cansativo. Mas, ao contrário de mim, minha amiga simplesmente se apaixonou. Acho que vai de cada um, né? Só sei que eu achei chato, apesar de achar a base do livro bem boa.


    http://essasoueufalandosozinha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá Carlos, também gostei da ideia de escrever sobre as decepções literárias. Não é comum encontrar esse tipo de informação em outros blogs.
    Confesso que não li nenhum desses da sua lista. Apenas ouvi falar de "A Batalha do Apocalipse", e críticas boas, por sinal, o que contraria a sua opinião, rs.
    Mas é assim mesmo: simpatizar por um livro é uma questão de pura sintonia, como gostar de algúem! Quando a escrita não envolve, é difícil terminar a leitura.
    Acho que nunca tive um decepção literária por completo. Talvez os únicos livros que eu tive mais dificuldade para finalizar foram "Passáros feridos" e "Garoto encontra garota". A leitura é meio cansativa em alguns momentos.
    Parabéns pelo blog!
    Abraços! =]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem isso, acho que foi questão de simpatia mesmo (A Batalha do Apocalipse) além dele ser um pouco cansativo. Mas aconselho a ler, afinal cada um tem seu gosto.

      Volte sempre ;)

      Excluir
  6. Ai que massa!
    Um blog sobre livros.
    É foda, as vezes pegamos livros que nos decepcionam muito... Para mim, O Monge e o Executivo e O Segredo entram nessa lista...
    O primeiro é muito prolongado, e o autor parece ser um velho resmungão, que não nos prende na história nem fudendo.
    Já O Segredo, até nos faz sentir bem...Mas enjoa o “Pense positivo e tudo se resolve”...Pensar positivo é o caralho, tem que ter ação...Nossa ação.
    Mas existem livros que recomendo de olhos fechados como: A Arte da Guerra, O Código da Inteligencia, O Hobbit, A Janela de Overton e o Vampiro que descobriu o Brasil, dentre outros.
    A Arte da Guerra – Sun Tsu fala diversas estratégias para conseguir evoluir na vida, seja em treinamentos militares, exércitos ou coisa do tipo. Aprendi a amaldiçoar os adversários haha.
    O Código da Inteligencia – Augusto Cury = É um livro de auto ajuda...Apesar de odiar livros do gênero, esse foi diferente, porque vai falando aos poucos como usar a inteligência e a assertividade.
    Técnica qualquer um tem, quero ver aliar técnica ao social.
    O Hobbit – Tokken – Tokken é foda! E conhecer como o Bilbo conseguiu o anel do Smeagol foi sensacional.
    INCRIVEL O LIVRO!
    A Janela de Overton – Glen Beck = O típico livro de conspiração que é muito bacana, o mais bacana é que Beck narra fatos reais que nos prendem até saber o fim...
    O Vampiro que Descobriu o Brasil – Não me lembro o autor, mas era um livro foda pacas, que tinha o enredo um português que foi mordido por um vampiro, e tinha o dedão macetado...
    Logo ele era manco pela eternidade, e entrou no navio que veio para o Brasil para tentar achar aquele que lhe mordeu.
    É legal pra caramba esse livro, deu vontade de ler de novo!
    Enfim, ótimo blog, e é bacana falar de livros!
    HAHA!

    ResponderExcluir
  7. Manero o blog. Parabéns cara ;)

    S.Rïver
    http://saimonrio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Carlos,
    adorei o post! Inovador para mim,visto que sempre vejo um ''top five'' dos melhores livros,e não do contrário.
    Você já leu hospedeira? A capa e a ideia do livro são boas,mas o inicio é tão monotómo que estou pensando em arquivar na gaveta...

    Enfim,se puder,leia e dê a sua opinião: http://seilaasvezesirrita.blogspot.com.br/2012/07/quem-nao-tem-sonhos.html

    ResponderExcluir
  9. Não conheço nenhum, sei que a proposta é apontar decepções, mas que deu curiosidade pra saber se é bom ou ruim deu, principalmente "O velho e o mar".

    abraço,
    www.todososouvidos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Confesso que ainda não li nenhum deles, apesar de ter lido outros contos de Poe. Há muito estou querendo ler algo do Hemingway, agora, ainda mais. Bem, gostaria de saber, em contrapartida quais são seus livros favoritos, para ter uma base de comparação.

    Abraço,



    http://umlivroqualquer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Nunca li nenhum desses livros e confesso que não tenho nenhum interesse em ler.
    É ruim quando nos decepcionamos né?! Li um que nunca vou esquecer: Destino, uma super expectativa e o livro para mim foi uma leitura terrível, sendo que vi diversas resenhas positivas.
    Isso realmente vai de cada um.
    Parabéns pela postagem!
    Beijos
    Lara - Magia Literária

    ResponderExcluir
  12. Eu também me decepcionei e MUITO com A Batalha do Apocalipse... nossa, criei tantas expectativas para ele e foi só decepção. :/

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  13. Agora estou com medo de ler A Batalha do Apocalipse! :o Muitos amaram de paixão, outros odiaram... o jeito é ler e tirar minhas próprias conclusões né... ? Bom, adorei o post, meus parabéns. Super organizado hehe
    Estou seguindo o Blog sem medo viu? Adorei aqui. Abração.

    Ewerton Lenildo - @Papeldeumlivro
    papeldeumlivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Nunca li nenhum desses livros, então ficou como um ... "aviso" !

    ledeby.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...