19 de julho de 2012

Resenha: A Metamorfose


Sinopse:  A metamorfose é a mais célebre novela de Franz Kafka e uma das mais importantes de toda a história da literatura, publicada pela primeira vez em 1915, sendo escrita em 1912. O texto coloca o leitor diante do caixeiro-viajante Gregor Samsa, transformado em inseto monstruoso. A história é narrada com um realismo inesperado, que associa o senso de humor ao que é trágico, grotesco e cruel na condição humana.
 Começo as resenhas no blog com nada mais nada menos que uma das maiores obras da literatura mundial: A Metamorfose, de Franz Kafka (1883-1924).

 Gregor Samsa, um caixeiro-viajante que tinha o seu emprego como o tudo em sua vida, sendo este o chefe da casa. Trabalhava para sustentar seu pai inválido (e que possuía uma enorme divida a qual seu filho Samsa tentava sanar), sua irmã e sua mãe, já idosa. É ai que vem minha observação. Pelo fato de ser o único a trazer a renda para casa, sua família o "sufocaram" e impuseram uma obrigação de trabalhar pra sustenta-los, fazendo-o abdicar dos seus prazeres.

"Quando Gregor Samsa despertou, certa manhã, de um sonho agitado viu que se transformara, durante o sono, numa espécie monstruosa de inseto." Agora, aquele que era a espinha dorsal da familia, passou a ser um ser repugnante para os pais, trazendo uma grande amargura e isolamento a si. Apenas sua irmã ainda mantinha contato com ele, pois era ela que levava os alimentos para ele. Mas, com o passar do tempo, essa função destinada a ela tornou-se cansativa e repugnante, já que para a mesma, seu irmão já "não existia mais".

Para conseguir dinheiro, os pais alugam alguns quartos da sua casa. Mas logo os problemas surgem quando os inquilinos se deparam com a aberração, mesmo o próprio Gregor não tendo percebido em momento algum do livro que se tornou uma.

Franz Kafka
Não vou falar mais sobre o enredo livro porque ninguém quer spoiler aqui não é?

O livro tenta nos transmitir vários aspectos psicológicos e sociais, tais como atitudes, problemas de convívio, preconceito, a rotina, entre outros. Mas o ponto principal do livro é uma das ideologias pregadas pela filosofia do autor (filosofia kafkiana): "O isolamento do homem se dá pelo conjunto da sociedade e da família, conjunto este que sufoca e afasta a pessoalidade das pessoas do seu âmbito."

Falar sobre esse livro é um desafio enorme, e sinceramente, quase desisti de escrever essa resenha. A obra abrange toda uma filosofia que se enquadra de acordo com o contexto de cada um, os detalhes que, as vezes imperceptíveis, podem fazer a diferença.

Informações sobre o livro: 
ISBN: 8571646856
Edição: 2ª
Ano de Lançamento: 2000
Número de Páginas: 102

Avaliação: 

5 comentários:

  1. Nossa, já tentei por duas vezes ler este livro, a primeira foi quando ainda estudava a minha escola pediu, depois foi por conta própria, mas em nenhuma das duas vezes eu consegui, é complexo demais.

    Estou seguindo seu blog, gostei daqui.

    Vanessa - Balaio

    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, é muuuito complexo. Tive que voltar a leitura algumas vezes.

      Excluir
  2. Acho que muitos leitores acabam desistindo de ler livros assim por conta da complexidade e da forma como eles costumavam usar suas respectivas escritas para transmitir algo. Não duvido do valor da obra, e até tenho vontade de lê-la um dia, mas por hora acredito que devo preparar-me melhor e escolher um bom momento para realizar essa leitura.

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Muito curioso!
    Já ouvi várias vezes pessoas falando desse livro, mas nunca soube do que tratava.
    Acho que é um desafio mesmo, parece ser o tipo de livro que escolhe quem deve lê-lo.
    Com certeza, um pouco mais pra frente, vou tentar;

    Abraços,
    Vitor Dutra http://maredelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Uma amiga recomendou esse livro para eu ler. Fiquei interessante com a história e agora muito mais com a sua resenha. Já está na minha lista de leituras!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...